Sobre

Página de abertura da reportagem original da revista Realidade (1967)

Como exercício prático final da disciplina de Técnicas de Reportagem e Entrevista, no curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto, no segundo semestre de 2011, nos dedicamos, durante um mês, a este trabalho de reportagem. Elegemos como mote "A cidade vai comer", mesmo título de uma reportagem publicada, em 1967, na extinta revista Realidade (veja aqui). Nos inspiramos no foco e no formato da matéria original, adaptando o tema ao contexto da cidade onde o curso está instalado, a histórica Mariana, em Minas Gerais.

Trata-se de uma turma dividida em dois grupos, o que acabou por originar duas matérias. Mesmo trabalhando um mesmo tema, em temáticas similares, cada reportagem tece por linhas diferentes e apresenta especificidades, mostrando uma das facetas que interessava discutir na disciplina, o fazer da reportagem, o encontro com o outro e o inesperado.

Ao iniciarmos o semestre, em agosto de 2011, tivemos a alteridade como eixo para costurar nossas discussões acerca do sujeito jornalista e do sujeito entrevistado. Com tal perspectiva, ao analisar reportagens de diferentes espaços jornalísticos, entre eles a revista Realidade, encontramos subsídios, pela crítica das práticas, para pensar nosso trabalho.

Os resultados estão reunidos aqui e na segunda parte do material. Conheça também a reportagem original publicada pela revista Realidade.

Boa leitura.

A equipe

A cidade vai comer. Reportagem produzida pelos alunos da Turma 2 de Técnicas de Reportagem e Entrevista - 2011/2. Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA)/Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Curso de Comunicação Social - Jornalismo. Professor responsável: Reges Schwaab. Equipe de reportagem/estudantes (Primeira Parte): Danielle Diehl, Dayane do Carmo Barretos, Fernanda Mafia Guimarães, Flavia Raiza Ribeiro Firmo, Gabriel Oliveira Machado, Gisela Cardoso Teixeira, Lara Braga Pechir, Laura Helena Carvalho Vasconcelos, Luciana Gonçalves Amorim de Oliveira, Maria Fernanda Saggiorato Martins Pulici, Mayra Santos Costa, Nathália Souza Silva, Patrícia de Paula Botaro, Patrícia Graziela de Souza, Tamires Pereira Duarte, Tatiana Lopes Ibrahim, Thais Correa Santos, Thais Moreira de Oliveira, Thamira Silva Bastos. Edição/Formatação do Blog: Gabriel Koritzky Falconiere Lopes.

*Veja os créditos específicos em cada uma das partes da reportagem.

** Agradecimentos especiais: professoras Joana Ziller e Sônia Pessoa (ICSA/UFOP).

Visite nossa galeria de fotos.

Assista aos vídeos produzidos pelas equipes.